0
Receita

Croissants Brioche meio-Folhado e Coroa de Chocolate

24 Novembro, 2014

Durante a faculdade fiz algumas amigas que considero hoje como irmãs. Irmãs de coração, com as quais não preciso de estar sempre a telefonar ou a mandar mensagens para elas saberem que eu as adoro, mesmo quando não falamos durante semanas e semanas. Cada uma está numa cidade diferente, com trabalhos diferentes, horários diferentes e por essa razão não é fácil nos juntarmos. Mas quando nos juntamos, é uma festa. De certeza que sabem do que estou a falar, acontece o mesmo com todos não é?

Uma das coisas que eu mais gosto é a falta de cerimónias umas com as outras. Por exemplo, não as preciso de convidar para virem cá a casa, pois quando elas querem vir, basta ligar e dizer que vão passar. E eu faço o mesmo. Quando podemos ir podemos, quando não podemos ninguém fica chateada! Amém!

Vejam só o que fizemos num desses encontros cá em casa, foi quase um mini whorkshop! Hihihi – Faz 6 croissants e 1 mini Coroa de Chocolate.


Vai precisar:

  • Desta receita Massa Brioche! Deixe-a repousar por 1hora.
  • Pese a massa, e por cada quilo, pese 250g de manteiga, bem fria.
  • Creme de Avelãs e Chocolate q.b. por exemplo está Não-Tella; ou outro recheio que goste (fruta, canela, creme pasteleiro, etc)

Coloque a Massa Brioche numa superficie polvilhada com farinha. Estique cuidadosamente a massa em forma de quadrado com aproximadamente 30cm x 30cm.

Molde rapidamente a manteiga em forma de paralelepípedo (10cm x 10cm x 2cm); coloque-a no centro da massa brioche e feche a massa como se fosse um embrulho (com a manteiga no interior).

(Veja este vídeo da Raiza, é um show de bola para perceber como se fazem as voltas, a partir do minuto 3:10!)
Vamos dar as voltas, para folhar: Estique a massa, o mais perfeito possível, em forma rectangular com uma espessura de 1cm, e faça estas dobras. Envolva em película aderente e leve ao congelador 30 minutos. Retire do frio e repita o procedimento mais uma vez; leve ao congelador mais 30 minutos antes de continuar.

Coloque mais farinha na bancada se precisar, e com um rolo da massa, estique o ‘embrulho’ até ficar com uma altura de 22cm e uma espessura de 5cm, (o comprimento é aquilo que conseguir).

Para os croissants, corte triângulos com 22cm de altura e 12cm de base. Enrole-os desde a base até ao bico. Veja aqui! Faças todos do mesmo tamanho e coloque-os com cuidado no tabuleiro e com uma distância de segurança entre eles.

Fiz 6 croissants e percebi que a massa não dáva para fazer mais nenhum com as medidas correctas, por isso e para não deitar no lixo, fiz uma mini coroa com o resto. Ou seja, com o rectângulo de massa restante, barrei com creme de avelãs e chocolate; enrolei-o e cortei-o longitudinalmente; depois entrancei as duas partes em forma de círculo: Veja aqui! Deixe  levedar por 1h. Pincele com ovo batido e leve a cozer no forno pré-aquecido a 180.º até estarem dourados.

Dê a primeira dentada e feche os olhos! Maravilhoso não é? *

Be Nice!