0
Destaque Receita

Compota de Ameixa e Chia

18 Julho, 2019

Esta “compota” veio do livro da Miss Vite, Natural e as ameixas vieram da aldeia. A receita original é feita com framboesas e era a minha ideia inicial. Acho que ficará muito bem o ácido das framboesas numas papas de aveia e umas raspas de chocolate preto, mas depois de vir da aldeia com o cesto cheio de ameixas, algumas muito madura, tive de a usar. Aliás quanto mais madura e doce estiver a fruta, melhor vai ficar esta compota.

A nossa querida Joana, diz ainda que podemos servir a compota com iogurtes, barrar em fatias de pão fresco ou torradas, scones, panquecas, e no meu caso, papas de aveia. Para fazer com frutas de caroço (pêssegos, alperces ou nêsperas) corte a fruta em pedaços e leve a cozer em água durante 15 minutos antes de juntar os restantes ingredientes.

A validade no frigorífico é de 5 a 7 dias, mas faça para a família toda e vai ver que isto termina rápido e assim pode testar com outro fruto.

Compota de Chia

  • 300 g de ameixa sem pele e esmagadas
  • 50 g de sementes de chia
  • 3 a 5 colheres de sopa de mel
  • 1/2 colher de chá de pasta (ou extracto) de baunilha
  • 1/2 colher de sopa de sumo de limão

Coloque todos os ingredientes numa taça e mexa bem até ficar tudo envolvido. Depois é só guardar num frasco esterilizado e hermeticamente fechado.
Aguarde no mínimo 1 horas antes de comer para dar tempo da chia hidratar.
Nota: Esta compota não fica muito doce, aumente a quantidade de mel ao seu gosto.

Papas de Aveia

35 g de flocos de aveia
250 g de leite (o que preferir, vaca, amêndoas, arroz, côco, etc)
aromáticos: canela em pó ou baunilha

Para as papas de aveia eu gosto de usar aqueles flocos mais partidos, depois é só juntar tudo num tacho e levar ao lume, sempre a mexer com espátula, até engrossar.
Verter para uma taça e comer com a compota de ameixa. – doses para uma pessoa

Compota (tradicional)

  • 300 g de ameixa sem caroço e com pele
  • 600 g de açúcar gelificante para compotas
  • raspa de limão a gosto

Aconselho a que faça a compota com o açúcar gelificante consoante as indicações da embalagem. No meu caso comprei o açúcar no Aldi e fiz da seguinte forma.

Coloquei a fruta, a raspa de limão e o açúcar num tacho e deixei apurar durante 3 horas. Ao fim desse tempo liguei o fogão e levei a ferver durante 4 minutos.
Retirei e coloquei em frascos de vidro. Fechei e deixei arrefecer completamente. Experimente! 🙂

Be Nice!