0
Receita Viagens

Figueira de Castelo Rodrigo e Cogumelos ao Alhinho com Malagueta

1 Fevereiro, 2015

Já lá vamos à receita! Este post é um bocadinho diferente do normal, e acho que vão gostar 😉

Aqui o meu sócio resolveu ir uma semana para Berlim em trabalho, e deixou-me sozinha com a Pudim em casa a suspirar de saudades… Durante esse tempo todo, pensei em fazer-lhe uma surpresa para quando ele chegasse.

Berlim até pode ser muito bonito, mas nada que chegue ao nosso Portugal, e assim sendo, porque não uma escapadinha de fim-de-semana?
Pedi-vos ajuda no facebook, e recebi imensas sugestões de viagens e turismo rural – Obrigada a todos! Acabei por me decidir pela Casa da Cisterna, em Figueira de Castelo Rodrigo e foi uma excelente escolha!!!

Chegámos na sexta-feira a meio da tarde, debaixo de um temporal e formos recebidos com a casa quentinha, lareira acessa e um cházinho com biscoitos caseiros!

No dia seguinte tivemos direito a um pequeno/grande-almoço feito com tanto amor e carinho que só de olhar já enchia a barriga! Mas vá, comer as compotas caseiras (em especial de Sabugueiro) com pão da aldeia, enchidos da melhor qualidade e queijo do bom, também deu muito jeito! Hihihih!

Agora sim! Estávamos prontos para ir passear: Almeida, Pinhel, Vila Nova de Foz Côa e Museu do Côa (Foto 10), foram alguns dos locais que visitamos e as imagens falam por si, não estas do post mas aquelas que ficam gravadas na nossa memória.

Foi como entrar numa máquina do tempo e viajar para um local onde esse mesmo tempo passa lentamente, há silêncio, ou na ausência dele ouvimos apenas a natureza. Pegamos no nosso maior casaco e saimos de casa! Sentimos frio na cara mas paz interior. Temos tempo de ler um livro, ouvir música, conversar e sentimos que a não presença da televisão não nos faz falta.

A despedida foi mais difícil do que esperava. Muitas palavras de saúde, sorte, troca de receitas de biscoitos (trouxe comigo a receita das Areias) e sorrisos na esperança de nos verem regressar ‘no Verão, porque fica tudo mais bonito’, fez-nos querer ficar para sempre em Castelo Rodrigo… Iremos voltar assim que nos for possível! E convido-vos a fazerem o mesmo!

Para terminar o nosso post já um pouco longo, deixo-vos uma receita muito simples, que apesar de não ter comido nada do género no fim-de-semana, a aldeia serviu-me de inspiração pelas cores, cheiros, frio, simplicidade, carinho, amor e autentacidade!

Para os Cogumelos

  • 750 g de mistura de cogumelos (limpos com um pano de cozinha húmido)
  • 60 ml de azeite
  • 1 limão (raspa e sumo)
  • ½ c. de chá de flocos de malagueta seca
  • 1 dente de alho grande, descascado e picado ou ralado
  • ½ c. de chá de sal
  • 4 c. de sopa de salsa picada

Coloque ao lume uma panela de fundo pesado e com tampa. Quando estiver quente, deite o azeite, salsa, rapa de limão, alho e os flocos de malagueta. Deixe que libertem os aromas no azeite quente, mas atenção para não queimar. Aumente o lume e junte os cogumelo laminados grosseiramente, tempere com sal e agite para que se misturem no azeite aromático. Coloque a tampa e baixe o lume para cozinhar tudo durante 10 minutos.

Junte o sumo de limão e mexa vigorosamente. Coloque novamente a tampa e deixe cozinhar por mais 10 minutos ou até os cogumelos ficarem macios (vá vigiando durante esse tempo, levante a tampa e mexa um pouco).

Na altura de servir, polvilhe com um pouco mais de salsa a gosto. Sugestões de acompanhamento: Puré; Alheira; Risotto; Bruschetta; etc..

Casa da Cisterna

Be Nice, receita retirada na integra do livro Nigelissima!