0
Receita

Cheesecake de Caramelo

23 Janeiro, 2016

Para não dizerem que não sou vossa amiga, partilho aqui a receita deste cheesecake maravilhoso e obrigatório nas mesas bonitas de Domingo.

É muito fácil, só precisam de estar um bocadito concentrados mas nada de especial. Até podem colocar uma música de fundo para que a coisa corra melhor 🙂

Como já vem sendo hábito, esta é mais uma das experiências que aprendi no curso de Pastelaria. Acredito que qualquer dia vou ser presa por andar a divulgar as receitas da escola ahahahah. Se isso acontecer, façam este docinho e depois enviem-mo pelo correio ou transportadora, aceito tudo!

h e já sabem, a cobertura de caramelo que eu coloquei é só uma sugestão, pois podem colocar tudo o que acharem que fica melhor, como por exemplo: compota; coli de frutos vermelhos; frutas frescas; chocolate; cenas infinitas…


Para o Cheesecake

  • ½ pacote de bolacha (tipo Maria), triturada
  • manteiga fria para a base
  • 250 g de queijo creme (de barrar)
  • 200 g de natas
  • 140 g de açúcar
  • 3 ovos batidos
  • 40 g de farinha + 40g de farinha
  • 1 vagem de baunilha (só as sementes, coloque a “casca” no frasco do açúcar para fazer açúcar baunilhado) ou outro aromático: raspa de limão, raspa de laranja, especiarias, etc.

Com a bolacha triturada, vá juntado pequenas nozes de manteiga fria e amasse bem com as mãos. Junte mais manteiga até ficar uma textura de areia grossa (eu juntei aproximadamente 80g de manteiga). Pressione esta massa na base de uma forma (Forma com fundo e aro amovível de 20 cm de diâmetro), até estar completamente preenchida. Reserve no frigorífico.

Entretanto com a batedeira faça um creme com o queijo e o açúcar. Adicione as primeiras 40g de farinha peneirada e continue a bater até desaparecer a farinha. Reserve.

Bata as natas e adicione ao preparado anterior. Por fim junte os ovos, as sementes de baunilha e a restante farinha. Envolva com cuidado e coloque na forma, por cima da bolacha.

Leve a cozer em forno quente a 150 ºC até o cheesecake estiver firme no centro (à volta de uns 30 a 40 min, depende de forno para forno, até pode ser mais tempo – cozemos em temperatura baixa para que o cheesecake não comece a rachar). Retire do forno e deixe arrefecer ligeiramente antes de desenformar.

Molho Caramelo Toffee

2/3 cups de açúcar mascavado escuro
2/3 cups de natas
3 colheres de sopa (bem cheias) de manteiga

Num tacho de tamanho médio, dissolva o açúcar com a manteiga e deixe borbulhar 1 a 2 minutos. Adicione com muito cuidado as natas (vai borbulhar) e deixe cozinhar mais 2 minutos. Junte umas pedrinhas de sal e deixe repousar antes de usar. Enquanto arrefece vai ficar mais espesso.

Nota: Se não estiver habituado a fazer caramelo, faça-o num tacho de metal ou cor clara para se perceber quando o caramelo ganhar cor.

Be Nice!