0
Receita

“Cheesecake” Cru de Caju e Mirtilo! 

19 Abril, 2015

Como muitos de vocês sabem, estou a frequentar o curso de Gestão e Produção de Pastelaria na escola de Óbidos, e como devem imaginar a pastelaria praticada é cheia de açúcar, natas, ovos, margarinas, etc… Baseada na doçaria conventual portuguesa a passar também pelas massas levedas, padaria, bombons e gelados!

No meio de tudo isso, tenho também uma disciplina de Nutrição, e é aqui que muitas vezes fico a saber aquilo que andamos a comer 🙂 .. talvez fale disso noutra oportunidade. Na aula prática, tivemos oportunidade de pegar numa sobremesa pecaminosa e torna-la mais saudável. Soube logo a quem recorrer para ir buscar inspiração – Sarah Britton, do My New Roots. E o resultado? Sem açúcar, sem lacticínios, sem ovos, sem gluten!

Muito, muito bom!!!! Acredito que muitos de vocês só vão acreditar quando provarem, mas confiem aqui na Miss Gulosa do mundo dos blogs! Talvez me habitue a este tipo de doces! Ok. ok… também vai haver lugar para brownies e croissants 🙂 – Faz 4 mini-cheesecakes ou 1 cheesecake médio


Para a base

  • ½ cup de nozes (ou amêndoas)
  • ½ cup de tâmaras sem caroço
  • ¼ colher de chá de sal

Para o recheio

  • 1 + ½ cup de cajus ao natural e demolhados durante a noite
  • sumo de 1 limão
  • Sementes de 1 vagem de baunilha
  • 1/3 cup de óleo de coco derretido
  • 1/3 cup de mel biológico
  • 1 cup de mirtilos

Forre 4 ramequins com película aderente. Triture os ingredientes para a base, num processador de alimentos. Divida pelos 4 ramequins e pressione com os dedos ou uma colher. Limpe o processador de alimentos e coloque os cajus previamente demolhados. Triture até começar a ficar pastoso.

Aqueça o óleo com o mel, e adicione ao processador de alimentos com o resto dos ingredientes. Continue a triturar até ficar uma pasta homogénea e cremosa (acredite, vai ficar cremoso). Retire 2/3 da pasta de cajus e divida pelos 4 ramequins. Adicione os mirtilos à restante pasta, triture mais uns minutos até ficar tudo com a mesma textura e volte a distribuir pelos cheesecakes.

Leve ao congelador durante 4 horas ou até ficar solidificado.  Para servir, puxe com cuidado a película, ao mesmo tempo que aquece os ramequins com as mãos. Aguarde uns minutos antes de servir.

ps. o chocolate nas fotos foi só para mostrar a minha habilidade de fazer coisas em chocolate temperado e de as partir respectivamente! 🙂 Valeu o esforço!

Be NiceMy New Roots