0
Destaque Receita

Chausson aux Pommes

29 Novembro, 2018

Estes folhadinhos amorosos de maçã nasceram a partir de uns testes que ando a fazer à volta da ciência de fazer massa folhada. Não se preocupem que eu não vou falar sobre isso, nem sequer vou dizer para fazer a massa folhada em casa, apesar de achar que é a melhor opção e mesmo que pensem o contrário, é fácil!

Mas isto para dizer que, quando quero comer um bolo de pastelaria com massa folhada, procuro os sítios de confiança onde sei que é feita com os melhores ingredientes ou faço em casa. Massa folhada é com manteiga! Aliás a pastelaria de qualidade é feita com manteiga (ao invés das margarinas).

E então o que juntar a uma massa folhada perfeita? Maçã e Canela! Para além de eu adorar esta combinação básica, tenho sempre imensos quilos de maçã todas as semanas que chegam da aldeia. Biológicas, ácidas e feias, são assim as minhas maçãs preferidas. E as vossas?


Ingredientes

  • 500 g  de Massa folhada de boa qualidade
  • 1 ovos + 2 gemas ligeiramente batidos e 50 g de leite

Recheio de Maçã

  • 4 maçãs descascadas e em cubinhos (brunesa)
  • 100 g de açúcar granulado
  • 150 g de água
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó

Para fazer o recheio de maçã, coloque todos os ingredientes numa panela. Deixe cozinhar tapado em fogo médio por 15 ou 20 minutos até a maçã estar macia. Deixe arrefecer e esmague com um garfo, reserve.

Estique a massa folhada com 5 mm de espessura. Use um cortador de 8 a 10 de diâmetro para fazer cada peça; com o rolo da massa estique cada circulo no centro para ficar ligeiramente com forma oval.

Pincele nas laterais de cada peça, com a mistura de leite e ovo, coloque o recheio e feche cada “almofadinha” pressionando as bordas ligeiramente. Coloque no tabuleiro, previamente forrado com papel vegetal. Pincele com o ovo e deixe descansar 30 minutos no frigorífico. Após esse tempo volte a pincelar com a mistura do ovo e com ajuda de uma faca desenhe alguns efeitos em forma de folha.

Leve a cozer durante 30 minutos ou até estar dourado, em forno pré-aquecido a 200ºC. Sirva morno ou frio no mesmo dia 🙂

Be Nice!