0
Receita

Chamuças de Ameixa e Amêndoa 

20 Junho, 2014

Quando era miúda e terminavam as aulas, sentia uma alegria enorme. Significava que tinha 3 meses de férias para correr, saltar, andar de bicicleta, brincar 8 horas por dia com os outros meninos da aldeia.

Os pés andavam descalços sempre que podia (apesar de todos os avisos dos meus pais); subíamos às árvores para apanhar a fruta e comer ali mesmo; a água do banho corria castanha por causa de toda a terra e pó que trazíamos no corpo e de noite desmaiávamos na cama todos partidos.

Hoje, continuo a andar descalça sempre que posso, e continuo a adorar comer a fruta debaixo da árvore.


  • 2 punhados de ameixas biológicas
  • 3 colheres de sopa de açúcar amarelo
  • 2 folhas de hortelã
  • 1 pacote massa filo (120 g)
  • 1 punhado de amêndoas torradas, grosseiramente picadas.
  • 50 g de manteiga sem sal, derretida.

Descasque as ameixas e corte-as em pedaços para uma taça. Junte o açúcar, a hortelã e deixe macerar durante alguns minutos.
Enquanto isso, desdobre a massa filo com cuidado, e corte tiras compridas (aproximadamente 20cm x 8cm). Pincele uma tira com a manteiga e “cole” outra tira por cima.

om uma colher de sopa, coloque o receio (sem a hortelã) numa ponta da tira de massa filo, polvilhe com um pouco de amêndoa, e dobre cuidadosamente desta forma! Repita o processo até terminar a massa e/ou o recheio.

Leve ao forno pré-aquecido a 200.C até ficarem dourados. Sirva com gelado (por exemplo: caramelo) e polvilhe com o resto da amêndoa. O contraste entre o ácido da ameixa e o doce do caramelo é de cair para o lado! Cuidado! Faça a sua versão com outras frutas de época: maçã com canela, pêssego, pêra, morango, etc

Be Nice!