0
Receita

Challah

17 Novembro, 2014

Eu gosto muito de tudo aquilo que fica bem à primeira! Quando vou vestir umas calças e ficam bem logo na primeira; quando faço um desenho e fica bem à primeira e principalmente quando cozinho algo novo e fica bem à primeira!

Não me interpretem mal, pois quando assim não calhar, não desisto até ficar bem, mas este Cholla Loaf é uma aposta certa para qualquer um de vocês! Acreditem, vai ficar bem à primeira!!!

Este pão leve, com um toque adocicado e entrançado é de origem judaica. Usualmente é comido aos sábados (Sabbath) e feriados, acompanhado por uma benção dita pelo chefe de família.

Por cá, bem sei que aos sábados e feriados este pão irá saber muito melhor, mas pode tê-lo sempre à mão durante toda a semana, se o fatiar e congelar quando arrefecer! Experimentem!

  • 500 g de farinha T55
  • 5 g de sal
  • 25 g de açúcar
  • 11 g de fermento seco de padeiro (à venda em saquetas individuais)
  • 30 g de manteiga sem sal (amolecida à temperatura ambiente)
  • 2 ovos médios (mais 1 ovos para pincelar)
  • 50 ml de leite quente
  • 180 ml de água fria

Coloque a farinha numa taça grande. De um lado da taça junte o sal e o açúcar; do outro lado coloque o fermento seco.  Adicione a manteiga, os dois ovos ligeiramente batidos, o leite e metade da água!

Comece a amassar toda a mistura com as mãos; pode ir juntando aos poucos a água até a massa absorver toda a farinha (pode não ter de juntar toda a água, ou pode ter de juntar mais), o que pretendemos na massa é que fique leve e suave.  Limpe a taça com a ajuda de toda a massa, e transfira tudo para uma bancada de trabalho (previamente polvilhada com farinha), e comece a amassar! Amasse energicamente durante 10 minutos, até a massa começar a forma uma textura lisa. (Se achar necessário pode polvilhar mais farinha na bancada, mas não em demasiado!!!!)

Depois disso, unte uma taça com um pouco de azeite, e com cuidado transfira a massa para ela. Tape a taça com uma pano limpo e deixe a massa dobrar de volume durante 2 a 3 horas, num ambiente morno e sem correntes de ar.

Prepare um tabuleiro com papel vegetal.  Com cuidado transfira a massa para a bancada polvilhada com farinha. Vá dobrando a massa sobre ela mesma até sair o ar.

Divida a massa em 3 partes iguais e faça 3 tiras cilíndricas com um comprimento de 22cm aproximadamente.  Una as 3 extremidade e faça uma trança com as 3 peças da massa, ou pode optar por fazer este efeito: http://goo.gl/ywSrlR !!!

Com cuidado, coloque a trança no tabuleiro e pincele com o ovo batido (pode polvilhar com sementes de papoila, ou outra semente a gosto). Deixe a trança repousar durante 1 hora ou até ter duplicado de volume.

Entretanto pré-aquela o forno a 200.C. Asse a Cholla Loaf durante 20-25 minutos ou até o pão soar oco quando lhe batemos ligeiramente.
Deixe arrefecer ligeiramente numa grelha antes de atacar!

Pode cortar em fatias e congelar para ir comendo ao longo da semana! Bom apetite a todos, e já sabem, vai sair bem à primeira! : )

Be Nice! Adaptado de Paul Hollywood