Caril Amarelo Pukka
Publicado a 9 de janeiro de 2014
Não sei se estão lembrados, mas no final do ano passado, recebi da Clavel’s Cook, o livro “Poupe com Jamie”, a propósito do passatempo que foi lançado. Chegou no dia 24 de Dezembro às minhas mãos, carregadinho de ideias muito úteis para aprendermos a poupar com a comida que temos em casa, evitar os desperdícios, reciclar os restos de comida, utilizar sobras de alimentos que estão perdidos no frigorifico, tudo isto, de forma super simples e acessível a todos.
omo no post passado apresentei a Masala de Caril, este Caril Amarelo Pukka, veio mesmo em boa altura. Se gostam de pratos com caril, não deixem de experimentar este (adaptado aos ingredientes que tinha em casa, façam o mesmo). - Para 4 pessoas
- 2 cebolas
- 4 dentes de alho
- 1 pedaço de gengibre (to tamanho de 1 polegar)
- 1 malagueta fresca
- 1 cubo de caldo de galinha
- 1 c. chá de mel líquido
- 1 c. chá de açafrão-da-índia em pó
- 2 c. chá da masala de caril
- 2 peitos de frango (usei 2 peitos de frango biológico, pois são enormes)
- azeite
- 5 dl de água
- 400 g de grão-de-bico cozido
- 1 c. de chá de concentrado de tomate
- 1 limão
Descasque as cebolas, alhos e o gengibre. Num robot de cozinha, coloque 1 cebola, alho, gengibre, caldo de galinha e triture. Junte o mel e as especiarias, triture novamente para formar uma pasta homogénea.
Coloque uma caçarola em lume médio com um fio de azeite e frite o frango (partido em pedaços) até estar dourado (10 minutos). Reserve o frango num prato à parte, e na mesma caçarola refogue a outra cebola (picada). Adicione a pasta de caril e deixe refogar uns 5 minutos.
crescente 5 dl de água a ferver, o grão, concentrado de tomate e tape. Reduza o lume e deixe ferver lentamente durante 35/40 minutos, ou até o molho estar espesso. Sirva com arroz basmati bem solto, iogurte natural magro (opcional) e limão. Com isto, os meus cabelos continuam perfumados :)
Be Nice! Receita, Jamie Oliver