0
Blog Principal Destaque Receita

Cantuccini Biscotti – Biscoitos de Amêndoa e Laranja

22 Setembro, 2020

Por vezes o que sabe melhor é um biscoitinho bem crocante e carregado de sabor. Estes são os ideais e pelos vistos os preferidos da minha mãe, e se ela gosta é porque são mesmo bons, porque ela não é nada fácil de agradar 🙂

Então e estes  biscoitos italianos têm uma particularidade, são cozidos duas vezes. Primeiro vamos colocar a massa numa forma de bolo, sim parece estranho mas é isso que vamos fazer. Depois disso retiramos do forno e deixamos arrefecer. É importante deixar arrefecer uns minutos antes de cortar para evitar que o corte faça muitas migalhas.

Quando estiver a segunda vez no forno cada pessoa vai deixar cozer durante mais ou menos tempo consoante a textura que mais gosta. Eu liguei a ventilação e coloquei no forno mais 10 minutos. A ventilação ajuda a que o calor se espalhe mais uniformemente e mais rapidamente fica com aquele tom douradinho.

Espero que façam estes biscoitos o mais rápido possível. Prometo que não se vão arrepender 🙂

  • 150 g de manteiga sem sal
  • 225 g de amêndoa picada grosseiramente (eu usei com pele)
  • 225 g de açúcar granulado
  • 1 colher de chá de pasta de baunilha
  • raspa de 1 laranja pequena
  • 225 g de farinha t55 sem fermento
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 2 ovos médios, ligeiramente batidos

 

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Entretanto derreta a manteiga e deixe arrefecer antes de usar.

Prepare uma forma com 25 a 28 cm de diâmetro com papel vegetal. Numa taça coloque todos os ingredientes deixando os ovos e a manteiga para o fim. Misture tudo e verta para a forma.

Leve a cozer durante 35 minutos. Depois disso retire do forno, desenforme e deixe arrefecer durante 15 minutos. Com uma faca grande corte a massa em pequenos biscoitos em forma de losango.

Coloque-os num tabuleiro com papel vegetal e volte a levar ao forno por 10 minutos ou até estarem bem douradinhos. Retire e deixe arrefecer antes de servir ou guardar. Se estiverem bem fechados duram bem crocantes durante 2 semanas por isso é uma excelente prenda para fazerem e oferecerem no Natal.

Be Nice!