0
Receita

Bruschettas Perfeitas com Chutney de Cebola, Bacon e Cogumelos

31 Outubro, 2014

No meio de tantas aulas de cozinha, entre tachos e panelas, fornos gigantes, batedeiras enormes e muita muita manteiga, aquilo onde eu tenho mais dificuldade é em preparar imaginem só… a mise en place.

Para quem não sabe, a mise en place é um termo francês que significa ‘colocar em ordem ou colocar no lugar’. No fundo é pegar numa receita, e colocar na mesa de trabalho todos os ingredientes já pesados e preparados. Pode parecer uma tarefa fácil, e é… o que não é fácil é ganhar este habito de o fazer! Sim porque aqui em casa, existe tudo menos ‘ordem’ quando estou em processo de cozinhar.

Bom, entretanto e para me obrigar a ter ordem na cozinha, comecei a adoptar também em casa a elaboração da mise en place até para fazer uns ovos mexidos!!!!!! Não vou mentir, realmente fica tudo muito mais arrumado, os ingredientes estão todos ali à mão e para além disso não andamos feitas baratas tontas a procurar aquele ingrediente que nos esquecemos, enquanto queimamos tudo o que está na panela!
Mas também, a quantidade de loiça suja no final pode duplicar, dependendo do número de taças/ingredientes que usamos.
Regras são regras, e são para cumprir! Obrigado aos senhores franceses por terem inventado isto 😛 – Serve 4 pessoas ou 2 pessoas com muita fome!


  • 400 g de cogumelos mini-portobello (ou outros que goste)
  • 4 fatias de bacon
  • 4 fatias de pão à sua escolha
  • Azeite q.b.
  • Este chutney de cebola

Coloque uma frigideira com fundo anti-aderente ao lume em fogo médio e deixe aquecer (não precisa de colocar gordura). Coloque as tiras de bacon a fritar e vá virando até ficarem estaladiças. Retire-as e deixe-as repousar em cima de papel absorvente.

Com a gordura do bacon que ficou na frigideira, salteie os cogumelos previamente laminados, durante 3 a 5 minutos.  Entretanto coloque as fatias de pão a torrar, ou no forno.

Para servir, coloque o pão numa travessa ou prato, disponha o chutney por cima, seguido do bacon e dos cogumelos. Se gostar, pode regarcom um fio muito fino de azeite por cima de todo o preparado. Coma sem talheres e beba um copo de rosé 🙂 Bom fim-de-semana!!!!! ps. Lembrei-me que ficaria a matar com um ovo escalfado por cima!

Be Nice e Feliz Halloween!