0
Receita

Brownies com Farinha Teff (sem glúten)

29 Setembro, 2014

Pois é, vai começar a minha aventura na Escola de Turismo e Hotelaria, e a verdade é que estou um pouco (muito) ansiosa, inquieta, nervosa, sem saber se vai dar certo, com medo de errar, de não corresponder ao pretendido, enfim, um montão de coisas!

Por outro lado, também estou muito entusiasmada com aquilo que vou aprender, que eu sei que vai ser muito, e promento, sempre que me for possível vou partilhar com vocês aquilo que eu conseguir!

O tempo agora vai ser todo contado ao minuto, não vou poder fazer tantos post’s como desejava, nem fotografar (buaaaaahhh vou chorar muito) e nem andar de blog em blog a ver as coisas bonitas! O tempo agora é de estudo e concentração, com responsabilidade naquilo que eu escolhi fazer!

Passados 6 anos e voltar a estudar, não foi uma decisão fácil de tomar! Mas nunca é tarde para fazer aquilo que gostamos, principalmente porque a vida é curta demais para continuarmos a fazer aquilo que não gostamos e aquilo que não nos deixa felizes. E agora, para dar as boas-vindas a mim própria (ahahahaha) browniesssssss!!!!


Para o brownie

  • 200 g de chocolate preto de boa qualidade (70% cacau)
  • 160 g de manteiga sem sal
  • 130 g de açúcar
  • 5 ovos biológicos
  • 200 g de farinha teff (integral e biológica)
  • 100 g de farinha de noz
  • 1 colher de sobremesa de fermento (sem glúten)

Para a cobertura (opcional)

  • 150 g de chocolate de leite (sem glúten)
  • flor de sal para polvilhar (opcional)

Pré-aqueça o forno a 160ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal. Derreta em banho-maria a manteiga e o chocolate preto. Enquanto isso bata muito bem os ovos com o açúcar. Adicione com cuidado a mistura de chocolate.

À parte, misture a farinha de teff com as nozes e o fermento. Envolva as duas misturas, os secos (farinhas) com os húmidos (chocolate + ovos) até obter uma massa lisa. Deite a massa no tabuleiro e leve a cozer durante 50 minutos aproximadamente.

Para a cobertura, derreta o chocolate em banho-maria. Barre o topo do brownie assim que ele saía do forno. Polvilhe com um pouco de flor de sal. Deixe arrefecer e sirva a si próprio e convide os vizinhos (como eu fiz), para irem provar.

Be Nice, adaptado de “Padaria e Pastelaria, sem glúten”

Nota: “Teff é um grão de cereal semelhante ao milho-miúdo ou painço, muito comum na Etiópia. Tradicionalmente, é usado como ingrediente base na culinária deste país. Actualmente, o Teff é cultivado na Europa. Possui um sabor característico a frutos secos e é um excelente recurso para produtos de panificação sem glúten ou para assados no forno.” (Fonte, O Celeiro)