“A SAIR DO FORNO”
E aqui está ele, o meu primeiro livro de receitas de pastelaria e como o nome indica, são todas feitas no forno.
Este livro, muito especial para mim, teve a colaboração importantíssima do meu companheiro e amigo Pedro. Foi ele que pacientemente desenhou as ilustrações que acompanham algumas receitas, como para além disso, tirou as fotos onde eu apareço.
O livro reúne muitas receitas que ensinei nas minhas formações e que de alguma maneira marcaram bons momentos que passei rodeada de alunos que as fizeram comigo.
Outras receitas como esta, que foi feita na aldeia com a ajuda da minha mãe. A minha mãe faz receitas de pão e broa a olho, por isso acreditem que foi super difícil escrever esta receita dela. Mas consegui e estou feliz com o resultado.
Hoje, dia 3 de Novembro de 2020 é o dia do lançamento e por isso estará disponível nas livrarias e nas grandes superfícies comerciais.
Se preferirem aproveitem para comprar online: na Fnac, na Bertrand, na Wook.
Agora para festejar, fica aqui uma das receitas do livro. Estas broas dão para quatro unidades grandes, perfeitas para esta época do Outono.
Massa
- 2 kg de farinha T65 sem fermento
- 350 g de açúcar granulado
- 1,5 kg de abóbora-menina cozida e escorrida, ainda morna (ver nota)
- 3 saquetas de 7 g de fermento seco de padeiro
- 1 colher de sobremesa de canela
- 10 g de sal
- 1 cálice de vinho do Porto
Recheio
- 200 g nozes picadas
- 200 g de passas de uva branca
- 200 g de figos secos
- Vinho do Porto q. b.
Coloque a passas numa taça e cubra-as com vinho do Porto. Deixe hidratar até à hora de usar.
Numa taça grande coloque a farinha. De um lado, junte o sal e o açúcar, do outro, coloque o fermento. Junte os restantes ingredientes e amasse durante 5 a 10 minutos.
Coloque a massa numa taça limpa e polvilhe-a com farinha. Tape com película aderente e leve a levedar durante 2 a 3 horas ou até duplicar de volume.
Depois desse tempo, coloque a massa numa bancada limpa e adicione os frutos secos. Amasse novamente, até ficar tudo bem misturado. Divida a massa em quatro porções iguais. Molde quatro broas redondas e coloque-as em dois tabuleiros de forno, previamente revestidos com papel vegetal.
Pré-aqueça o forno a 200 ºC. Leve as broas a cozer durante 30 a 45 minutos ou até lhe parecerem ocas quando lhes bater por baixo.
NOTA: Na receita do livro, na lista dos ingredientes onde está escrito “150 g de abóbora” deverá ler-se “1500 g (1,5 kg) de abóbora”.