0
Receita

Brioche

1 Agosto, 2015

Este brioche, é para todos os verdadeiros apreciadores de sabores genuínos. Não é uma massa extra-doce (aliás quase nada doce), nem cheia de temperos. Tem ingredientes simples, os quais eu aconselho a que sejam da melhor qualidade para que resulte mesmo bem.

Esta receita não é minha, não é adaptada, não é inspirada, não foi alterada nem uma grama. Esta receita é o que é, é do grande Paul Hollywood e se ele fez assim é porque é assim que deve ficar. Está aqui partilhada para fazer as delícias de um pequeno-almoço de férias ou de fim-de-semana.

A todos os que fizerem a receita, a minha salva de palmas 🙂 Todos os outros que comerem este pão, feito por outra pessoa, tenham em conta que essa pessoa vos ama de todo o coração, ainda para mais se encontrarem este manjar em cima da mesa mal acabem de acordar, significa que alguém perdeu algumas horas de sono para que tal fosse possível.

Para servir este brioche ao pequeno-almoço (vá, por volta das 10h) sigam os seguintes passos:

  1. 21h Fazer a massa e coloca-la a descansar no frio.
  2. Preparem a forma, a balança, uma faca, farinha e deixe tudo na bancada.
  3. 05h Levantar a muito custo. Colocar as bolinhas de massa na forma, tapa-la muito bem e meter o despertador para daí a 2h.
  4. 7h30/8h Levantar novamente a muito custo. Ligar o forno para pré-aquecer (10 a 15 min). Cozer o brioche durante 30min.
  5. 8h15/9h Retirar do forno e deixar arrefecer 1h antes de cortar.
  6. 10h Chamar todos para a mesa e pedir que a sirvam 🙂

  • 500 g de farinha T55 (s/ fermento)
  • 7 g de sal
  • 50 g de açúcar
  • 10 g de fermento de padeiro em granulado
  • 140 ml de leite gordo, aquecido
  • 5 ovos biológicos
  • 250 g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente

Esta receita precisa de ser feita numa batedeira com gancho de amassar pão (ou máquina de pão), visto levar muita manteiga amolecida o que torna a massa muito elástica e mole.

Na taça da batedeira coloque a farinha, o açúcar e o sal para um dos lados, e o fermento para o outro. Verta o leite com os ovos e ligue a batedeira numa velocidade lenta durante 2 minutos; e mais 6-8 minutos numa velocidade média. Adicione a manteiga partida em pedaços e bata por mais 4-5 minutos (raspe a massa agarrada à taça se necessário). A massa deverá estar lisa e elástica. Tape a taça com película aderente e leve ao frigorífico por 7h no mínimo ou durante a noite.

Retire do frio, e coloque-a numa bancada polvilhada com farinha. Amasse ligeiramente até retirar o ar de dentro dela. Pese a massa e divida o total por 9 (a mim deu-me 125g +/-).. Faça 9 bolinhas com o mesmo peso e coloque-as numa forma funda com 25cm de diâmetro (8 à volta e 1 no meio). VER NOTA 1

Tape a forma com um saco de plástico limpo, e deixe levedar por 2 a 3h. Pré aqueça o forno a 190ºC, e leve o brioche a cozer durante 20 a 30 minutos (ou faça o teste do palito até sair limpo). Deixe arrefecer 1h até partir, durante este tempo a massa ainda estará a cozer e vai dar uma textura leve ao brioche. Nos dias seguintes é maravilho quando feito em torradas (mas não junte mais manteiga ahahaha).

NOTA 1: Se não tiver uma forma funda, aconselho a forrar as laterais com papel vegetal com uma altura superior ao da forma. Eu fiz assim e funciona na perfeição.

Be Nice!