0
Blog Principal Destaque Receita

Bolo Tecolameco

17 Janeiro, 2020

Senhoras e senhores, eis que chega este bolo, rei dos bolos, atrevo-me a dizer! É alentejano, cheio de gemas e açúcar, todo rústico como se quer e delicioso!

Esta receita faz parte do livro “Um Bolo por Semana” da chef Rita Nascimento aka La Dolce Rita, está na página 137 e foi feito tal e qual manda a chef, porque eu sou bem educada e faço o que me pedem.

Como é óbvio e sendo um bolo alentejano, não é propriamente um bolo muito leve, a pessoa come uma fatia de bolo e precisa de beber 2L de água e fazer 2h de cycling, de resto é a melhor coisa que comi este ano, que começou há 17 dias 🙂 Mas esta textura que fica ali entre o bolo e o doce de ovos e o pudim de pão, é assim mesmo qualquer coisa de maravilhoso.

Na receita da Rita, ela diz que podemos juntar raspa de limão, e é uma coisa que certamente vou fazer na próxima vez que fizer esta receita.

Eu sei que ainda agora saímos do Natal e está toda a gente de dieta, inclusive eu também deveria estar, mas já estou a pensar nas próximas festividades e este bolo é óptimo para qualquer uma delas, seja o próprio Natal que ainda demora 342 dias, mas também para a Páscoa.

Portanto para este fim-de-semana já sabem, façam esta delicia alentejana porque para além de tudo é super fácil. Bom apetite!


  • 200 ml de água
  • 400 g de açúcar granulado
  • 250 g de farinha de amêndoa
  • 25 g de manteiga
  • 10 gemas
  • 2 ovos
  • 1/2 colher de sobremesa de canela em pó
  • açúcar em pó para decoração

Ligue o forno para pré-aquecer a 180ºC.

Enquanto isso coloque o açúcar e a água num tacho e leve ao lume até começar a ferver. Assim que ferver conte 5 minutos (ponto pérola). Retire do lume e adicione a farinha e a manteiga. Mexa constantemente esta mistura em lume brando durante 3 minutos.

Coloque a mistura numa outra taça para que arrefeça melhor durante 10 minutos. Depois disso acrescente as gemas, os ovos e a canela.

Prepare uma forma de 18 ou 20 cm de diâmetro com papel vegetal, e verta o preparado. Leve a cozer durante 50 minutos ou faça o teste do palito até sair limpo.

Desenforme depois de frio e retire o papel vegetal. Polvilhe com açúcar em pó e sirva frio.

Be Nice & La Dolce Rita