0
Receita

Bolo Simples de Iogurte com Glacê

16 Dezembro, 2016

Este post é dedicado a todos os queridos e doces seguidores deste blog; facebook e instagram, que me acompanham, comentam e gostam daquilo que eu faço + a todos os clientes que acreditam no meu trabalho e encomendam os bolos para as suas ocasiões especiais, foram todos um verdadeiro desafio, deste a produção ao transporte, obrigada! + a todas as participantes dos meus Workshops deste ano, que foram umas queridas e que fizeram/fazem com que eu goste cada vez mais de ensinar (o pouco ainda) que sei e que me enchem de orgulho com os resultados finais de cada uma. Ao Embaixador 26 e Loja Tarte de Limão pelos convites. À querida Sandra – Migalha Doce, por ser a minha fada-madrinha. Estão todos no meu coração.

O Natal para mim, é feito de coisas simples, tanto ao nível das prendinhas (que são mais lembranças), como aquilo que metemos na mesa da consoada; e o meu dia-a-dia em que me sinto numa paz muito grande (nunca vou ao centro comercial nesta altura).

Apoio sem dúvida o comercio local, como é o caso do meu parceiro um barra um e prendas feitas em casa com carinho – eu fiz esta para vocês, ou ainda, a maior prenda que podemos dar a quem gostamos: o nosso tempo.

Este ano, e aquilo que me estava mesmo a apetecer, era uma fatia de bolo de iogurte, que foi o primeiro bolo que fiz e que me transporta ao meu passado doce e maravilhoso quando vivia na aldeia e tinha ainda todos os meus mais queridos comigo. Este ano faço um bolo simples, porque o Natal é feito de coisas simples.

A medida desta receita vai ser o copinho de iogurte.


  • 2 iogurtes naturais (125g cada um) – reserve 1 colher sobremesa para o glacê
  • 3 copinhos de açúcar
  • 4 ovos M
  • 1 copo mal cheio de óleo
  • 4 copos e meio de farinha T55 sem fermento
  • 2 colheres de sobremesa de fermento

Na taça da batedeira misture bem os 4 primeiros ingredientes, até ficar tudo homogéneo.  De seguida peneire a farinha com o fermento e envolva até desaparecerem complemente, não mexa demais. Pode aromatizar com zeste de limão.

Prepare a forma que mais gostar, com spray desmoldante, e coloque a massa (atenção que a massa não deve encher a forma completamente, deve deixar um espaço de 2 a 3 cm).

Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até estar cozido (faça o teste do palito). Retire do forno e aguarde 5 minutos antes de desenformar sobre uma rede de arrefecimento.

Depois do bolo estar frio faça e coloque o glacê de iogurte:

  • 1 colher de sobremesa de iogurte natural
  • 4 a 5 colheres de sopa de açúcar em pó.

Mexa bem os ingredientes e coloque por cima do bolo. Enfeite com frutas vermelhas (opcional).

Be Nice! Feliz Natal!