Bolo Mármore de Maçã

No outro dia passei na aldeia dos meus pais e a minha mãe, como sabe que eu adoro as maçãs desta altura do ano, tinha ido buscar ao quintal dos vizinhos.

O problema dessas maçãs é que não são tratadas e por causa disso apodrecem mais cedo e normalmente também têm bastantes bichinhos. Mas são tãoooooo boas, sabem mesmo a maçã, aquele gosto maravilhoso da aldeia de antigamente.

Então enchi uma caixa com essas maçãs emprestadas do vizinho e fiquei com a cozinha toda linda e cheirosa.

Ontem passei pelas maçãs já a ficarem muito engelhadas e quando dei por mim já estava a ligar o forno para fazer um bolo.

Esta quantidade de massa dá para fazer um bolo grande ou dois pequenos (que foi o meu caso).
Espero que gostem!

Para o bolo

345 g de farinha sem fermento T55
1 c. de sobremesa de bicarbonato de sódio
1 c. de sobremesa de fermento
1 c. de sobremesa de canela em pó
250 g + 2 colheres de sopa açúcar granulado
5 ovos L
150 ml de óleo vegetal
240 g de iogurte natural sem açúcar
1 c. sobremesa de pasta de baunilha ou extracto de baunilha
2 ou 3 maçãs
1 colher de sopa de cacau em pó puro, sem açúcar

Ligue o forno a 180º C para pré-aquecer. Enquanto isso descasque as maçãs e corte em cubos pequenos (brunesa). Coloque as maçãs numa taça com a canela e 2 colheres de sopa de açúcar, reserve.
Na batedeira, bata os ovos e a baunilha com o açúcar até triplicar de volume. Aos poucos vá acrescentando o óleo até ficar tudo homogéneo.
À parte misture a farinha, fermento e o bicarbonato. Envolva os secos na mistura dos ovos, alternadamente com o iogurte. Por fim junte a maçã e envolva mas não em demasiado.

Divida a massa em duas partes iguais, numa dela, misture o cacau.
Prepare uma forma grande ou duas pequenas, com desmoldante e verta a massa. Leve a cozer durante 40 minutos ou faça o teste do palito até sair limpo. Desenforme e sirva frio ou morno, com ou sem doce de leite, como na foto.

Be Nice!

Você Também Pode Gostar de