Bolo Mármore de Maçã

No outro dia passei na aldeia dos meus pais e a minha mãe, como sabe que eu adoro as maçãs desta altura do ano, tinha ido buscar ao quintal dos vizinhos.

O problema dessas maçãs é que não são tratadas e por causa disso apodrecem mais cedo e normalmente também têm bastantes bichinhos. Mas são tãoooooo boas, sabem mesmo a maçã, aquele gosto maravilhoso da aldeia de antigamente.

Então enchi uma caixa com essas maçãs emprestadas do vizinho e fiquei com a cozinha toda linda e cheirosa.

Ontem passei pelas maçãs já a ficarem muito engelhadas e quando dei por mim já estava a ligar o forno para fazer um bolo.

Esta quantidade de massa dá para fazer um bolo grande ou dois pequenos (que foi o meu caso).
Espero que gostem!

Para o bolo

345 g de farinha sem fermento T55
1 c. de sobremesa de bicarbonato de sódio
1 c. de sobremesa de fermento
1 c. de sobremesa de canela em pó
250 g + 2 colheres de sopa açúcar granulado
5 ovos L
150 ml de óleo vegetal
240 g de iogurte natural sem açúcar
1 c. sobremesa de pasta de baunilha ou extracto de baunilha
2 ou 3 maçãs
1 colher de sopa de cacau em pó puro, sem açúcar

Ligue o forno a 180º C para pré-aquecer. Enquanto isso descasque as maçãs e corte em cubos pequenos (brunesa). Coloque as maçãs numa taça com a canela e 2 colheres de sopa de açúcar, reserve.
Na batedeira, bata os ovos e a baunilha com o açúcar até triplicar de volume. Aos poucos vá acrescentando o óleo até ficar tudo homogéneo.
À parte misture a farinha, fermento e o bicarbonato. Envolva os secos na mistura dos ovos, alternadamente com o iogurte. Por fim junte a maçã e envolva mas não em demasiado.

Divida a massa em duas partes iguais, numa dela, misture o cacau.
Prepare uma forma grande ou duas pequenas, com desmoldante e verta a massa. Leve a cozer durante 40 minutos ou faça o teste do palito até sair limpo. Desenforme e sirva frio ou morno, com ou sem doce de leite, como na foto.

Be Nice!

Você Também Pode Gostar de
Ler mais

Tarte de Abóbora

Tantas abóboras nas terras dos meus pais, tios, avós, primos, padrinhos, vizinhos… mundo! Resultado, (pelo menos) as duas…
Ler mais