Bolo Lima e Coco
Publicado a 27 de fevereiro de 2020
Finalmente dias bonitos com sol e luz a entrar em casa e na nossa pele. Hoje foi um desses dias, em que apesar de estar com muito trabalho, resolvi relaxar e fazer um bolo para ter na mesa do pequeno almoço.
Como não poderia deixar de ser, um bolo com limão que é o meu ingrediente preferido em pastelaria e principalmente para bolos e recheios. Para juntar à festa enriquecido também com lima, coco e azeite.
O azeite que usamos no bolo pode ser substituído por óleo vegetal, mas na minha opinião o azeite fica maravilhosamente neste bolo. Todos os ingredientes fazem deste bolo simples, mas cheio de sabor tropical. Quase tão tropical como os dias de férias que já estamos a ver lá ao fundooooooooo.
Para a Massa do Bolo
- 6 ovos M
- 400 g de açúcar granulado
- raspa de 1 limão e 1 lima
- 100 ml de azeite
- 300 g de farinha de trigo T55 sem fermento
- 2 colheres de sobremesa de fermento em pó
- 25 g de coco ralado (pode colocar mais se gostar) + extra para polvilhar
- 250 g de iogurte de coco
Ligue o forno a 180ºC para pré-aquecer. Na batedeira com a vara de arames, bata os ovos, a raspa dos citrinos e o açúcar até triplicar de volume. Verta em fio o azeite e deixe bater até incorporar.
Retire da batedeira e envolva a farinha, o fermento, o coco e o iogurte.
Prepare uma forma grande, para isso barre a forma com manteiga e polvilhe com farinha; ou use spray desmoldante. Verta a massa e leve a cozer durante 45 minutos ou faça o teste do palito até sair limpo. Retire do forno e deixe arrefecer ligeiramente na forma durante 10 minutos antes de desenformar.
Desenforme sobre uma rede de arrefecimento e espere uns minutos antes de colocar num prato bonito. Polvilhe com coco ralado e sirva.
Bons cozinhados!!! Be Nice!
Receita adaptada da avó da Inês, Ananás e Hortelã