0
Receita

Bolo de Limão e Iogurte (sem glúten)

28 Abril, 2014

1 em cada 3 pessoas sofrem ou vão sofrer alguma alergia em algum momento” (…) E podem continuar a ler o resto no site do Jamie Oliver. Parece que esta semana é a Semana de Consciencialização sobre Alergia (UK).

As boas noticias (para as pessoas com alergias a nível alimentar) é que o Jamie, em conjunto com a sua equipa, está a desenvolver várias receitas sem glúten, sem leite e vegan!!!

Por cá temos alguns chef’s e blogs mais focados sobre este tipo de assunto, alguns dos quais já mencionei aqui, mas que nunca é demais: Dias Saudáveis com MafaldaO Caldeirão de DagdaLe Passe ViteDe raizCozinhar sem Lactose, entre outros… Quem souber de mais, por favor envie um comentário para enriquecermos mais a nossa lista 🙂

Assim sendo, trouxe “emprestados” alguns limões gigantes ali do quintal do vizinho! Como ele não reclamou, acabei por usa-los!
Este bolo (e mais uma vez) é sem glúten, parece que fiquei fã! As farinhas usadas foram de: milho, arroz e côco e o resultado surpreendeu-me bastante.  Achei que ficou um bolo leve e se o colocarem no frigorífico, uh lah lah, super delicioso e fresco!


Massa do Bolo

  • 5 ovos
  • 2 copos* de açúcar mascavado
  • 1 copo de iogurte natural
  • 1 copo de óleo de girassol
  • 1 + ½ copo de farinha de milho*
  • 1 + ½ copo de farinha de arroz
  • ½ copo de farinha de côco (se não tiver, use novamente farinha de milho)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó**
  • 1 limão raspa e sumo
  • 1 maçã ralada (usei 1 maçã bravo esmolfe porque adoro este tipo)

*a medida do “copo” faz referência ao copo do iogurte.

Ligue o forno a 180ºC (o meu não tem ventilação). Coloque na taça da batedeira os ovos com o açúcar e bata muito bem (muito mesmo) e com velocidade rápida, até triplicar de tamanho e ficar de cor clara.

Adicione o iogurte e o óleo, volte a bater (com velocidade média) por mais alguns minutos. De seguida junte as farinhas com o fermento e volte a bater (velocidade média) até ficar uma massa homogénea. Por fim envolva a raspa, sumo de limão e a maçã ralada (li em algum lado que colocar maçã ralada na massa dos bolos, ajuda a que não fique tão seco, e resulta!).

Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe com farinha (sem glúten), ou se preferir forre com papel manteiga. Coloque a massa e leve ao forno até ficar cozido (eu fui pressionando o centro do bolo com as pontas dos dedos, até sentir alguma resistência). Assim que isso aconteça, retire do forno imediatamente e deixe arrefecer antes de desenformar. Neste momento, pode já cortar uma fatia e comer, ou se preferir faça como eu, corte o bolo ao meio com a ajuda de um nivelado de bolos, e…

Faça um lemon curd para o recheio

  • 1 ovo
  • 2 colheres de açúcar mascavado
  • sumo e raspa de meio limão
  • 1 colher de sobremesa de manteiga sem sal

Coloque todos os ingredientes num tacho, e com a ajuda da vara de arames vá mexendo sempre. Assim que sentir que está a engrossar, desligue o fogão e deixe arrefecer (enquanto arrefece vai acabar de engrossar). Esta quantidade de lemon curd vai permitir fazer uma camada fina de recheio e ajuda a que o bolo não fique tão seco.

Para a decoração

Misture 2 colheres de sopa de açúcar em pó com umas gotas de sumo de limão, mexa muito bem com uma colher e “desenhe” linhas rectas por cima do bolo. Polvilhe com sementes de papoila se desejar. Se conseguir esperar, deixe umas horas no frigorífico até servir 🙂 Delicioso!!!

*alimentos por natureza sem glúten, contudo por vezes durante o seu processo de fabrico podem estar exposto a outros alimentos com glúten. É importante por isso verificar sempre a informação da embalagem.
**quando o fermento não contém amido de trigo, é isento de glúten.

Be Nice!