0
Receita

Bolo de Chocolate para Todos! (sem glúten)

12 Abril, 2014

Imaginem que levam o vosso filho a uma festa de aniversário de um amiguinho da escola, e têm de levar também, uma fatia de bolo para que ele possa comer ao mesmo tempo que todos os outros comem o bolo de aniversário.

Este e outros episódios similares, acontecem regularmente com a autora do blog O Caldeirão de Dagda. A vida “trocou-lhe as voltas” quando foi mãe de uma menina alérgica ao glúten e a partir daí teve de pesquisar e conhecer mais sobre alternativas alimentares. Por esta breve introdução é fácil imaginar o conteúdo do blog, recentemente criado, mas que merece a nossa vénia.

Acredito que esta partilha do seu blog possa ajudar outras pessoas com a mesma condição alimentar. Sim, estou a passar esta “batata quente” para quem sabe e lida com o assunto diariamente, eu sou apenas uma curiosa. Por isso, e devido a essa curiosidade, hoje há bolo de chocolate para (quase) todossssss!!!! 🙂


  • 125 g de farinha de milho*
  • 125 g de farinha de arroz
  • 1 colher de sopa de fermento em pó**
  • 100 g de chocolate preto* (eu usei com 85% de cacau)
  • 4 ovos
  • 120 g de açúcar
  • 110 ml de óleo alimentar (p/ exemplo de colza)
  • compota de frutos vermelhos a gosto ***

Ligue o forno a 180ºC. Misture numa taça, as farinhas com o fermento.

Parta o chocolate em pedaços pequenos, para um tacho e deixe derreter com 4 colheres de sopa de água, em lume brando. Deixe arrefecer ligeiramente. Com a ajuda da batedeira, bata o açúcar e os ovos até triplicar de tamanho. Adicione o chocolate derretido e o óleo. Com cuidado junte as farinhas e vá batendo até obter uma massa homogénea. (eu bati durante aproximadamente 8 minutos)

Forre uma forma tipo “bolo inglês” com papel manteiga, e deite a massa sobre a mesma. Leve a cozer durante 30 minutos. Não deixe o bolo ficar seco, no meu caso, ficou um pouco mal cozido, mas eu até gosto assim hihihihi. Sirva com a compota, se gostar.

*alimentos por natureza sem glúten, contudo por vezes durante o seu processo de fabrico podem estar exposto a outros alimentos com glúten. É importante por isso verificar sempre a informação da embalagem.
**quando o fermento não contém amido de trigo, é isento de glúten.
***verificar se é sem glúten.

Outras farinhas sem glúten: farinha de amaranto; farinha de castanhas; farinha de fagópiro; farinha de grão-de-bico; farinha de amido de milho; farinha de quinoa: farinha de teff: fécula de batata

Be Nice, adaptado do livro Padaria e Pastelaria sem Glúten.