0
Receita

Bolo de Chocolate e Doce de Leite

17 Fevereiro, 2015

Não é habitual por aqui fazer posts nas chamadas datas especiais. Para nós é sempre uma data especial para estar com os amigos, família, namorado, marido, sobrinhos, vizinhos, etc, etc.

Por essa razão Halloween, Páscoa, Natal, Dia da Mão, Dia do Pai, Dia do Filho, Dia da Árvore, Dia do Chocolate, Dia de Comer até Rebentar e Dia dos Namorados não merece (habitualmente) post especial por estes lados. Contudo, sou muito romântica, e gosto sempre de fazer um miminho à minha cara metade (e a mim mesma). Então foi isso mesmo que aconteceu no fim-de-semana passado!

Nunca tenho autorização para fazer bolos/sobremesas aqui em casa, somos só nós dois (a Pudim não conta) e se fazemos algo tem de se comer. Por vezes ainda consigo oferecer aos nossos amigos vizinhos do prédio da frente, ou levar para casa dos nossos pais, mas para além disso tem de ser comido para não estragar (que chatice). Por essa razão, e porque tenho esta mania de andar atenta às novidades e experimentar coisas diferentes, tenho feito alguns exemplos de sobremesas sem açúcar, sem glúten ou mesmo sem lactose – Trufas de Cacau e Caju; Bolo de Limão e IogurteBolo de Chocolate para Todos!Tarte de Cenoura e Amêndoa. Sou uma curiosa e estou sempre a ser surpreendida por causa disso e não é que essas receitas mais “saudáveis” são mesmo boas?  Mas depois tenho estas caídas em tentação e dou por mim a pensar em Bolo de Chocolate com Doce de Leite…


Bolo:

  • 180 g de farinha T55
  • 180 g de açúcar granulado
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 4 ovos biológicos
  • 150 ml de óleo de girassol
  • 50 g de cacau em pó
  • 1 colher de sopa de licor

Para o recheio:

  • 400 ml de natas batidas
  • 200 ml de doce de leite (usei de compra, mas pode fazer caseiro)
  • 4 colheres de sopa de compota de framboesa
  • café q.b.

Ligue o forno para ir aquecendo, a 180ºC. Numa batedeira junte os ovos e o açúcar e bata até ficar uma mistura leve, esbranquiçada e com o dobro de volume. Depois disso, junte o óleo e bata por mais um minuto.

Enquanto isso e à parte, junte a farinha, fermento e chocolate em pó. Envolva lentamente os secos aos ovos batidos e o licor, com cuidado de cima para baixo sem bater e só até incorporar toda a farinha.

Prepare duas formas de 20cm de diâmetro com papel vegetal ou barradas e polvilhadas com farinha. Coloque o preparado delicadamente sobre as formas e leve ao forno por 20 minutos ou até fazer o teste do palito e sair limpo. Retire do forno e deixe na forma por 5 minutos. Desenforme e deixe arrefecer completamente antes de cortar e rechear.

Bata as natas até ficarem bem firmes (mas antes de ficarem em manteiga), pode juntar umas gotinhas de sumo de limão para ajudar neste processo. Corte o colo em 2 ou em 4 partes. Pincele cada parte com um expresso para ficar mais húmido, barre com doce de leite e faça a primeira camada das natas; na segunda parte substitua o doce de leite pela compota + natas; e na terceira parte volte a colocar o doce de leite + natas. Decore a gosto com o resto das natas batidas, doce de leite em fio e raspas de chocolate.

Nota: para ajudar a que as natas fiquem mais firmes depois do bolo montado, pode juntar uma ou duas folhas de gelatina incolor.

Be Nice!