Bolo de Banana e Framboesas

Publicado a 21 de maio de 2019
#banana #bolo #framboesa
Foto em destaque de Bolo de Banana e Framboesas

Então como muitos de vocês já sabem, mudei-me de malas e bagagens para a Margem Sul para passar as próximas temporadas. Vim arrastada de Leiria até aqui pelo meu sócio, que resolveu mudar de trabalho. Apesar de gostar de mudanças de vida e cidades novas, guardo lá no fundo a vontade de um dia regressar para a cidade que me acolheu à 6 anos e à qual eu me rendi a 100%. Quem sabe se não acontece o mesmo aqui com o Montijo :)

E com estas mudanças, o meu sócio precisa de levar todos os dias uma marmita que eu preparo, cuidadosamente com muito amor, sempre que tenho tempo. E é aí que aparece este Bolo de Banana e Framboesas, foi o primeiro bolo que cozi na casa nova. Depois de feito, cortei em fatias pequenas para caberem nos tupperware's e congelei. Vou retirando à medida que vou colocando nas marmitas ou para os pequenos-almoços.

Espero que gostem desta receita, é muito fácil e dá para adaptarem tirando as frutas, juntando pepitas de chocolate, ou frutas secas ou mesmo simples.


  • 100 g de manteiga à temperatura ambiente
  • 100 g de açúcar granulado
  • 100 g de açúcar mascavado
  • 3 ovos M
  • 2 bananas maduras e esmagadas
  • 375 g de farinha t55 sem fermento
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de canela em pó
  • 2 colheres de chá de extracto de baunilha
  • 240 g de buttermilk à temperatura ambiente
  • framboesas e/ou mirtilos frescos, quantidade a gosto

Prepare uma forma quadrada com 20 cm x 20 cm com papel vegetal e ligue o forno a 180º C para pré aquecer.

Coloque na batedeira a manteiga, o açúcar e a baunilha. Misture com a ajuda da pá da batedeira até ficar um creme homogéneo. Adicione os ovos 1 a 1 e por fim as bananas.

Adicione a farinha, a canela, o fermento e o bicarbonato com uma espátula. Por fim envolva o buttermilk e verta sobre a forma. Polvilhe com framboesas e ou mirtilos frescos.

Leve a cozer durante 45 minutos ou até fazer o teste do palito até sair limpo. Desenforme e deixe arrefecer ligeiramente antes de servir.

Be Nice! Receita da Sallys