0
Receita

Bolo de Aniversário – Bolo Esponja de Manteiga com Recheio de Mascarpone com Framboesa

16 Janeiro, 2016

O início do ano, marca entre várias outras coisas, o aniversário do Blog. E não há aniversário sem bolo.

Desde que me lembro, que participo nos aniversários a cantar os parabéns ou a cortar e dividir o bolo pelos convidados! Em casa das minhas primas, eram elas que faziam os bolos; noutros tempos e com menos tecnologias mas com os melhores sabores que existiam (sabores esses que agora não encontro em lado nenhum).

Elas saíam para o quintal e procuravam a fruta e as flores mais bonitas que a natureza tinha o prazer de lhes oferecer. Traziam os tesouros para casa e felizes faziam as decorações mais simples e honestas que eu alguma vez vi! Um bolo pequeno, como este sponge cake, servia para todos os amigos da aldeia! Não se comiam doces todos os dias, nem estavam tão acessíveis como agora, por isso aquela fatia de bolo era comida com respeito e muito prazer. As mesas cheias de petiscos feitos pelas mães, lembro-me que a minha fazia sempre belas pataniscas de bacalhau!

Desde que me lembro, que vejo e participo nos aniversários e vejo a felicidade nas pessoas que me acompanham, e o mesmo acontece no blog que me faz feliz há 3 anos!


Para a Massa do Bolo

  • 175 g Farinha sem fermento
  • 175 g Açúcar
  • 175 g Manteiga à temperatura ambiente
  • 3 ovos batidos
  • 1 c. sobremesa Fermento
  • 1 c. sopa Leite

Para preparar o sponge cake, comece por aquecer o forno ventilado a 180ºC. Com a ajuda da batedeira, misture bem a manteiga com o açúcar até formar um creme esbranquiçado e leve.  Adicione o leite e os ovos previamente batidos e continue a bater até ficar uma mistura homogénea. Peneire a farinha com o fermento para dentro da mistura dos ovos e envolva delicadamente com uma colher (vai ficar uma massa semi-dura, é mesmo assim).

Coloque a massa do sponge cake numa forma de 18cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada com farinha.  Leve a cozer durante 25-30 minutos ou até o sponge cake estar cozido no meio (faça o teste do palito). Assim que estiver cozido, retire o sponge cake do forno e deixe na forma 5 minutos antes de desenformar.  Deixe arrefecer completamente antes de cortar e rechear. (Para um bolo de 4 camadas faça 2 vezes esta receita).

Para o Recheio

  • 1 frasco Compota de framboesa
  • 500 g Mascarpone
  • q.b. Açúcar em pó

Bata bem o mascarpone na batedeira e vá juntando açúcar em pó até ficar com a textura e sabor desejado. Divida o creme em duas partes iguais; numa delas coloque 2 a 3 colheres de compota.

Para montar o Bolo

Corte os dois bolos ao meio de forma a ficar com 4 rodelas de bolo. Coloque a primeira rodela do sponge cake num prato bonito de servir; de seguida coloque o creme mascarpone branco (guarde um pouco para a última camada) e alise para que fique o mais direito possível; coloque a segunda rodela de bolo e preencha com o creme mascarpone cor-de-rosa; coloque a terceira rodela e faça um anel na borda do sponge cake com o creme mascarpone branco, o interior preencha com compota de fruta; finalize com a quarta rodela de bolo e se gostar pode polvilhar o topo do sponge cake com açúcar em pó e flores bonitas (livres de tratamentos com químicos).

Be Nice com Coca-Cola!