0
Receita

Bolinhos de Queijo  Haloumi e Cenoura

14 Agosto, 2014

Na semana passada, tirei uns dias para passear um pouco. Apesar de estar perto de alguns pontos turísticos de Portugal, ainda não tinha tido oportunidade de os conhecer. Foi o caso do Convento de Cristo em Tomar, o Buddha Eden no Bombarral e as Grutas da Moeda em Fátima. E foi nesta última paragem que almocei arroz de pato, servido no pratinho da imagem. Em conversa com o dono do restaurante, lá o convenci a oferecer-me o prato “sim, este mesmo, todo lascado”.

Vim embora toda contente com a minha aquisição, e agora uso-o muitas vezes para servir aqueles petiscos que só ficam bem num prato de barro, tipicamente português! Mas hoje a receita é bem diferente disso… – Faz 10 bolinhos


  • 2 cenouras raladas
  • 1 courgette ralada
  • 500 g de queijo haloumi ralado
  • 2 colheres de sopa de coentros frescos picados
  • 2 ovos do campo batidos
  • 4 colheres de sopa de miolo de pão esfarelado
  • Sal e pimenta preta moída na hora

Coloque a cenoura e a courgette num coador ou peneira e polvilhe com sal para fazer sair a humidade dos legumes. Ponha a escorrer 5 minutos sobre uma taça e depois envolva num pano e esprema o líquido em excesso.

Depois disso, junte a este preparado o queijo e os coentros. De seguida os ovos e o pão. Misture e prove o tempero. A massa deve ter agora uma textura adequada para formar os bolinhos, se assim não estiver, junte mais um pouco de pão.  Use uma colher de sopa (ou gelado) para retirar porções iguais de massa, e molde 10 bolinhos achatados, pressionando contra a mão para eliminar qualquer líquido.

Deixe repousar no frigorífico 20-25 minutos, antes de os fritar.

Aqueça uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite, e frite os bolinhos até ficarem dourados e estaladiços dos dois lados.  Sirva-os quentes com arroz thai e açafrão, por exemplo 🙂

Be Nice, adaptado da Gordon Ramsay, Comida Caseira!