0
Receita

Bolinhas de Rum (Romkugler)

7 Março, 2015

No outro dia tive um pedido muito interessante “Queria 4 bolos para uma festa muito especial!”, e eu claro fiquei logo toda entusiasmada a procurar as receitas que nunca correm mal… acontece que nem sempre isso acontece, e tive de re-fazer alguns deles. Conclusão… sobro-me imenso bolo que apesar de não dar para apresentar aos clientes, não estava estragado e era um pecado meter tudo no lixo.

Lembrei-me então de uma receita que tinha visto num livro de receitas Escandinavo, que tinha a solução para os meus problemas. Estas Romkugler’s são muito conhecidas e vendidas em todas as pastelarias na Dinamarca, pois servem exactamente para aproveitarem as sobras dos bolos que não são vendidos. Todas as pessoas as conhecem por serem mais baratas mas também porque são muito saborosas.

Aí em casa, use esta receita quando tiver sobras de bolos dos dias de festa ou quando os bolos estão secos e mais ninguém os quer. Se tiver crianças, faça alguns sem álcool.


  • 500 g de restos de bolos
  • 200 ml de sumo de laranja (pode ter de usar mais ou usar menos consoante a textura do bolo)
  • 2 colheres de sopa de compota de frutos vermelhos
  • 2 colheres de sopa de rum (ou outro licor que goste)
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • Flocos de coco para polvilhar

Amasse os pedaços de bolos com as mãos até ficar reduzido a migalhas. Depois adicione todos os ingredientes, excepto o coco, e vá juntando o sumo de laranja até ficar com a consistência desejada.

Forme bolinhas do tamanho de nozes e role-as pelo coco ralado.  Pode guardar no frigorífico para estarem sempre frescas.

Be Nice!