0
Receita

Bolachinhas de Abóbora e Chocolate

7 Novembro, 2014

Este ano não resisti!  Quando passei pela aldeia trouxe uma abóbora redondinha e fiz uma daquelas obras de arte para o Halloween, com boca assustadora e olhos triangulares (Podem ver no Instagram).

Depois de retirar toda a polpa da abóbora, fiz puré! Uma grande taça de puré.
Foi nesse momento que percebi que finalmente estamos no Outono, que preciso de calçar umas meias e arrumar de vez os chinelos de enfiar no dedo…

Preparem-se, estas bolachinhas carregadas de chocolate e especiarias, vão encher a casa com perfumes natalícios. Por essa razão, lembrem-se delas daqui a um mês quando estiverem a preparar os presentes para os amigos.

Agora, vamos lá arregaçar as mangas e sujar as mãos!


  • 1 chávena de manteiga
  • ½ chávena de açúcar
  • 1 clara de ovo (não é o ovo inteiro)
  • ¼ chávena de puré de abóbora (eu usei Abóbora Menina biológica)
  • 1 + ½ chávena de farinha T55
  • 1 chávena de pepitas de chocolate preto
  • 1 pitada de sal, canela, gengibre e noz moscada (em pó)
  • 1 frasco de creme de avelãs e chocolate

Numa panela em lume médio derreta a manteiga, sem a deixar escurecer. Transfira-a para uma taça e deixe arrefecer durante 5 minutos.
Depois disso e com a ajuda da batedeira, misture muito bem a manteiga com o açúcar. Junte a clara de ovo mais o puré e continue a bater.
Enquanto isso, à parte, junte a farinha o sal e as especiarias. Adicione esta mistura seca, aos ingredientes da batedeira. Envolva até absorver toda a farinha e por fim misture com cuidado as pepitas de chocolate.

ape a taça com película aderente e leve ao frio pelo menos 1 hora (eu deixei de um dia para o outro), para que os sabores se liguem e para ser mais fácil de trabalhar com a massa.

Ligue o forno a 180.C. Com uma colher de sopa, retire porções todas iguais de massa. Uma a uma, achate cada porção de massa, na palma da mão** e coloque uma colher de sobremesa do creme de avelã e chocolate no centro. Feche com cuidado, e forme uma bolinha. Coloque num tabuleiro preparado com papel vegetal, e pressione ligeiramente. Repita o processo com o resto da massa e vá colocando as bolachas com uma distancia de segurança de 3cm entre elas no tabuleiro.

Asse por 13 a 15 minutos (conforme a potência do seu forno e conforme o seu gosto).  Retire-as e deixe-as arrefecer sobre uma rede.
São maravilhosas ainda meio mornas!!!

Be Nice, adaptado daqui!

* A medida de chávena corresponde aos chamados ’cups’.
** à medida que vai trabalhando a massa, ela vai ficando cada vez mais pegajosa, isto porque o calor das nossas mãos e do ambiente, vai ser transmitido para a massa. Se achar pertinente, cá colocando a taça no frigorífico ou congelador enquanto assa as bolachinhas.