0
Receita

Bolachas de Chocolate com Pinhoada & Gelado de Baunilha aka Creme Pasteleiro

13 Julho, 2015

Baptizo este gelado como Gelado Creme de Pasteleiro, porque o modo de preparação é tão similar que a meio do processo já não sabia bem se ia rechear umas bolas de berlim ou fazer o tal gelado.. ..Ah que rica ideia que eu tive agora (enquanto escrevo este post), meter uma bola deste gelado dentro de uma bola de berlim!!!!!! Genial!!!!!!!!!

Bom, como não tenho máquina de fazer gelados – ainda bem, se não era todos os dias – fiz esta receita em modo artesanal que é como quem diz, andar a mexer de meia em meia hora até deixa-lo congelar completamente. Não é a coisa mais prática do mundo, mas é completamente possível e melhor ainda se escolher um horário em que esteja em casa do tipo ao fim do dia enquanto faz o jantar/vê a novela/adormece no sofá 🙂

A última foto do post é mesmo a loucura, o melhor de dois mundos, Gelado com Bolachas!  Ah, e as bolachas foram feitas a pedido do meu sócio, que sofre imenso com a ausência de bolachas de compra cá em casa. Nada melhor que estas bolachas de chocolate caseiras, não acham?


Para as Bolachas

  • 50 g de manteiga
  • 200 g de chocolate com 70% de cacau
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres de chá de cevada solúvel
  • 200 g de farinha
  • 1 colher de sobremesa de fermento
  • 100 g de pinhoada (parta em pedaços com o rolo da massa e dentro de um saco)

Em lume branco, derreta a manteiga e o chocolate num tacho, mexendo para não queimar. Retire do lume, adicione o leite condensado, a cevada e incorpore tudo com a farinha e o fermento. Leve ao frigorífico 20 a 30 minutos, depois disso envolva a pinhoada partida e molde a massa em 25 bolas todas iguais (do tamanho de uma bola de golf).

Entretanto ligue o forno a 170 ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal, distribua as bolachas e achate-as ligeiramente. Leve a cozer durante 12 minutos. Retire e deixe repousar 5 minutos no tabuleiro e de seguida transfira-as para uma grelha de arrefecimento.  Sim são mesmo super simples e fazer.

Para o Gelado de Baunilha

  • 1 vagem de baunilha
  • 500 ml de leite meio-gordo
  • 25 ml de natas
  • 7 gemas de ovo biológico
  • 150 g de açúcar

Abra a vagem de baunilha e raspe as sementes para dentro de um tacho, juntamente com o leite e as natas. Em lume brando deixe aquecer durante 10 minutos, e em seguida deixe arrefecer ligeiramente.

Bata o açúcar com as gemas até ficar um creme esbranquiçado e vá adicionando o leite pouco a pouco (para temperar as gemas e não deixar que elas cozam e talhem) mexendo sempre com vara de arames. Volte a levar ao lume brando mexendo sempre até engrossar ligeiramente 10/15 minutos – até cobrir a parte de trás de uma colher.

Transfira para uma taça e deixe arrefecer completamente antes de levar ao congelador. Depois disso mexa com a vara de arames de 30 em 30 minutos durante 2 a 4 horas, para quebrar os cristais de gelo – Na última vez que for mexer o gelado pode juntar 2 ou 3 bolachas de chocolate partidas.

Be Nice! Confort Food – Jamie Oliver!