0
Destaque Receita

Bolachas de Amendoim e Banana

20 Junho, 2019

Estas bolachinhas que são quase uns mini bolinhos fofinhos e macios, e é uma receita que adaptei de uma nutricionista do ginásio onde ando.

Não sou muito adepta desta moda dos doces designados por “saudáveis” porque para mim saudável é comer uma maçã, e eu como gulosa e pasteleira prefiro fechar a boca durante a semana e comer uma bela fatia de bolo num dia de festa. E como devem calcular nunca como só uma fatia 🙂 mas como diz a professora de TRX “a vida é para ser vivida”.

Então estas bolachinhas fofinhas que não são saudáveis também não são muito maléficas 🙂 como em tudo tem de comer com moderação.

Aqui em casa, coloco 5 bolachinhas destas na marmita que o meu sócio leva para o trabalho. É um miminho para meio da manhã e ele acompanha com um café.

E vocês querem tentar?


  • 200 g de amendoim natural
  • 1 colher de sobremesa de óleo de coco
  • 1 banana
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 ovo S/M
  • 70 g de farinha de aveia
  • 120 g de farinha de trigo com fermento
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó
  • 50 a 100 g de chocolate 70% cacau, picado

Esta receita pedia manteiga de amendoim, mas como não tinha resolvi fazer aqui em casa. Para fazer também, pegue num processador de alimentos e coloque lá os amendoins. Deixe triturar até ficar uma pasta, nos últimos minutos coloque o óleo de coco, que por esta altura do ano deve estar liquido.

Junte o mel, o ovo, a banana e triture novamente até ficar homogéneo. Transfira para uma taça, adicione as farinhas e a canela. Envolva até a farinha estar toda misturada. Por fim envolva o chocolate.

Prepare um tabuleiro com papel vegetal. Com a ajuda de uma colher retire porções de massa e enrole com as mãos até ficarem bolinhas. Como a massa está muito mole, para ajudar neste processo molhe as mãos com água. Coloque as bolinhas no tabuleiro.

Molhe um garfo em água e achate as bolinhas contra o tabuleiro. Leve o tabuleiro ao frigorífico durante 30 minutos antes de colocar no forno.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Leve a bolachas a cozer durante 10 a 14 minutos (o tempo pode variar conforme o forno). Retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de guardar num frasquinho. Mas claro que pode e deve comer um par delas ainda mornas.

Be Nice!