0
Receita

Bolachas 1, 2, 3 para as Prendas de Natal 

22 Dezembro, 2017

O último post do ano tem bolachinhas, e com uma massa que eu gosto muito porque, para além de ser muito fácil é muito versátil de adaptar com vários sabores e formas.

Decorem o “1, 2, 3″ pois é a regra para a receita base: 1 (100gramas) + 2 (200gramas) + 3 (300gramas).

A textura é parecida com plasticina, e por isso achei que era ideal partilhar esta receita para o serão de dia 24 de Dezembro e animar a noite dos adultos e crianças. Agora liguem o forno e mãos na massa (eu adoro esta expressão, é quentinha) 🙂


Ingredientes base

  • 100 g açúcar
  • 200 g manteiga amolecida
  • 300 g farinha T55 sem fermento

Extras e opcional

  • Compota de alperce
  • Açúcar e canela para panar
  • Limão, raspa
  • Pasta de baunilha

Bata a manteiga com o açúcar. A manteiga deve estar à temperatura ambiente para ficar com textura pomada, mas nesta altura do ano é quase tarefa impossível. Pode colocar uns segundos no micro-ondas na opção descongelar, só para ficar levemente mole, não deixe derreter completamente.

Adicione a farinha e bata mais um pouco até envolver. Finalize na bancada para não destruir a batedeira com a massa dura. Está pronta a nossa massa, mas caso queira dar mais sabor, pode usar raspa de limão, laranja, canela e pasta de baunilha.

Para fazer bolachinhas com cortantes é importante que a massa esteja muito fria para não perder a forma. Para isso, estique a massa entre duas folhas de papel vegetal, até ficar com 5mm de espessura. Corte com os cortantes e retire os excessos. Leve ao frio 30 minutos no mínimo.

Para fazer as bolachinhas com compota, pegue em pequenas porções de massa e faça bolinhas. Quando as colocar no tabuleiro faça um pequeno buraco no centro e encha com compota de alperce ou outra a seu gosto.

Leve a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC por 12 a 15 minutos ou até ficarem douradas nas bordas. Retire do forno e se as quiser panadas com açúcar e canela é nesta etapa, enquanto estão quentes. Depois coloque-as a arrefecer antes de armazenar ou comer.

Dia 1 de Janeiro já sabem, voltamos com o post de aniversário do blog! Não percam, porque nós… também não!

Be nice!