Beringela e curgette Tarte Rosa
Publicado a 3 de maio de 2013
Cá está a nossa tarte de Sol perfeita para estes dias. Sem mais demoras, liguem o forno!
Molho de tomate
- 3 tomates
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- vinho branco qb
- 1 colher de chá de oregãos
- 1 colher de chá de açúcar amarelo
- sal e pimenta preta
Para a tarte
1 base de massa quebrada ou se preferirem fazer:
- 150 g de farinha sem fermento
- 80 g de manteiga sem sal (fria)
- 25 ml de água
Para o recheio
- 1 courgette cortada em tiras finas
- 1 beringela cortada em tiras finas
- azeite qb
- 1 colher de chá de tomilho seco
Para o molho de tomate: Picar a cebola e esmagar o dente de alho. Refogar 5 min. Juntar os tomates picados, deixar cozinhar mais 4 minutos. Junte o vinho e as especiarias. Prove e se achar muito ácido, junte o açúcar. Deixe engrossar durante 10 minutos, passe tudo com a varinha mágica e deixe arrefecer.
Enquanto isso: Forre uma tarteira com a massa quebrada. Ou se quiser fazer a receita: Coloque a farinha num recipiente com a manteiga fria partida aos pedacinhos. Com a ponta dos dedos, vá amassando. Quando começar a formar liga, junte a água e amasse com as mãos até ficar uma massa homogénea com liga e boa para estender. Estenda com a ajuda de uma folha de papel vegetal e o rolo da massa até ficar com uma espessura de 4mm aproximadamente. Pode agora forrar a tarteira.
Coloque um pouco de molho de tomate sobre a massa quebrada previamente picada com um garfo. Peque nas fatias de beringela e courgette e comece a formar a “flor”. Coloque no centro e depois é só ir acrescentado. (Fazer de dentro para fora). Pode colocar mais molho de tomate por cima. Polvilhe com um pouco de sal, tomilho e azeite. Vai ao forno 40 a 50min.
O resultado final é muito bonito visualmente. Porém é uma tarte muito difícil de cortar e fazer fatia por causa da casca rija da beringela. Uma solução será substitui-la por cenoura ou grelhar os legumes previamente.