Baklava de Amêndoa e Noz
Publicado a 23 de maio de 2014
31 anos sem nunca ter comido baklava é dose! Wait, what 31? Eu disse 31?… óh não!!!!!!!!!…..
Como estava a dizer nunca tinha provado este famoso pastel de origem grega, elaborado com uma pasta de frutos secos triturados, envolvido em massa filo e regado com uma calda. Tem tanto de simples como de maravilho. São meia dúzia de ingredientes que juntos fazem magia! Fiz duas versões de baklava, uma só com amêndoa, e esta com amêndoa e noz. Ambas deliciosas, mas se calhar até prefiro só com amêndoa, por ser um pouco mais neutro de sabor.
Aí em casa façam como gostarem mais, até podem fazer uma mistura de 100g amêndoa, 100g noz e 100g pistachio! Que me dizem?
Baklava
- 300 g de frutos secos triturados (metade de amêndoa e metade de noz)
- 2 colheres de chá de canela em pó
- 50 g (aproximadamente) de manteiga sem sal e derretida
- 9 folhas de massa filo
Calda
- 180 g de açúcar amarelo
- 50 ml de mel de boa qualidade
- 1 pau de canela
- 2 pedacinhos de casca de limão, finamente cortada
- 200 ml de água
Comece por fazer a calda. Junte todos os ingredientes numa panela e deixe ferver em lume brando, mexendo ocasionalmente durante uns 10 minutos. Desligue o fogão e deixe arrefecer.
Enquanto isso, misture os frutos secos com a canela e reserve. Pegue num tabuleiro de ir ao forno com 20cm x 30cm, pincele o fundo com um pouco de manteiga e comece a fazer as camadas: 3 folhas de massa filo; pincele com manteiga; metade dos frutos secos e repita o processo até finalizar com a massa filo e o resto da manteiga.
Seguidamente, com a ajuda de uma faca afiada, corte “quadrados” e assegure-se de que a faca vai até ao fundo. Leve ao forno pré-aquecido a 150ºC na prateleira do meio, por 20 minutos, ou até ficar dourado por cima.
Retire do forno, deixe arrefecer ligeiramente e regue generosamente com a calda. Coloque no frigorífico antes de servir, eu pelo menos gosto assim :)
Nota 1: Para a fotografia coloquei uma fatia em cima da outra, ou seja a altura da baklava ficará mais baixa.
Nota 2: Façam esta sobremesa quando tiverem muita gente em casa… é completamente viciante!
Be Nice!