Baci di Dama

Já que estamos a caminhar a passos largos para o Natal, e como já vem sendo hábito ao longo destes anos de blog, publico algumas sugestões de prendas feitas em casa e para comer.

Hoje, é uma receita do novo livro da La Dolce Rita aka Rita Nascimento, que é livro de bolachas “À Dentada”. E então vai daí, saíram do forno uns baci di dama, umas bolachas tradicionalmente italianas. Como a Rita diz no seu livro são “dois biscoitos de avelã amanteigados que se unem num beijo de chocolate”.

Quem não os quiser “colar” com um beijo, pode comer simples acompanhados de um cafezinho.

  • 200 g de avelãs com pele
  • 200 g de farinha t55 sem fermento
  • 175 g de açúcar granulado
  • 200 g de manteiga
  • 2 gemas
  • 100 g de chocolate preto

Pré-aqueça o forno a 170ºC.
Coloque as avelãs e a farinha num processador de alimentos e triture até ficar tudo em farinha. Reserve a mistura numa taça e adicione o açúcar. Aos poucos coloque cubinhos de manteiga fria e vá amassando com as pontas dos dedos até ficar uma textura de areia grossa.

Adicione as gemas e pressione com as mãos até formar uma massa homogénea e compacta.

Para formar os biscoitos, molde uma tira de massa e corte porções pequenas de massa. Molde 90 bolinhas do tamanho de um berlinde pequeno e coloque em dois tabuleiros forrados com papel vegetal.

Leve ao forno a cozer durante 20 minutos ou até ficarem ligeiramente dourados. Retire e deixe arrefecer completamente. Entretanto derreta o chocolate e deixe arrefecer até ficar mais firme.

Una os biscoitos dois a dois com um pouco de chocolate, eu usei um saco pasteleiro para ser mais fácil.
Deixe arrefecer até o recheio solidificar. Depois disso pode servir ou colocar em frasquinhos para oferecer.

Caso não tenha jeito para a cozinha, em vez dos biscoitos pode comprar o livro para oferecer. Aproveite o desconto para comprar: Clique Aqui!

Be Nice!

Você Também Pode Gostar de
Ler mais

Brioche

Este brioche, é para todos os verdadeiros apreciadores de sabores genuínos. Não é uma massa extra-doce (aliás quase nada doce),…
Ler mais