0
Receita

Arroz Doce de Baunilha e Framboesa

9 Janeiro, 2015

Confesso que Janeiro não é o meu mês preferido… mas este ano (apesar do frio) têm estado uns dias de sol tão bonitos que até me tenho esquecido de como o início do ano consegue ser tão chuvoso, cinzento e gelado.

Continuo a levar em frente o meu plano de ser autêntica e no blog também! Assim e como tal, resolvi fazer um aquecimento para o fim-de-semana com um arroz doce.

Foi talvez a primeira sobremesa que ajudei a minha mãe a fazer, pois desde que me lembro, quando havia festa havia arroz doce.  A minha mãe nunca colocou ovos no arroz, sempre preferiu manter a receita o mais pura possível, apenas arroz, leite e casca de limão! Por vezes também mete um punhado de amêndoas partidas grosseiramente. Não sei onde é que ela foi buscar este rasgo de rebeldia, mas se calhar foi só para aproveitar algumas sobras de amêndoas que andavam lá por casa! O que é certo é que até fica muito bem ter um crocante lá no meio da cremosidade do arroz!

E hoje deixo-vos também o meu rasgo de rebeldia com este arroz doce de framboesas, usadas para as resgatar de morrerem no frigorífico!


  • 1 chávena de arroz carolino
  • 6 a 8 chávenas de leite
  • 1 chávena (mal cheia) de açúcar
  • raspa de limão
  • 1 vagem de baunilha
  • água qb
  • um punhado de framboesas ou canela em pó

Numa panela coloque o arroz, a casca de limão, as sementes e a vagem de baunilha. Cubra-o com um pouco de água. Ligue o fogão em lume médio e deixe cozer até absorver toda a água.

Comece a juntar 1 chávena de leite quente de cada vez como se fosse um risotto, ou seja, ir juntado à medida que o arroz vai absorvendo todo o líquido.  Quanto mais leite juntar, mais cremoso vai ficar, por isso fica à sua consideração a quantidade final de leite.
Quando o arroz estiver cozido e com a cremosidade desejada, coloque o açúcar e continue a mexer lentamente durante mais alguns minutos antes de desligar.

Retire a casca de limão e a vagem de baunilha.  Coloque em pratos ou taças e polvilhe com canela ou então coloque as framboesas num tacho com uma colher de açúcar e deixe-as soltar o sumo ao mesmo tempo que as envolve com o açúcar. Deixe reduzir um pouco e sirva por cima do arroz! Delicioso! Cremoso, doce e ácido.

Be Nice!